gestão do próprio negócio

Um belo dia, após muito tempo sonhando, imaginando, fazendo planos, tomamos a importante decisão: iniciar o próprio negócio.

Frequentemente é assim. Acreditamos nos nossos sonhos e finalmente no potencial que existe dentro da gente (e isso é muito bom). Logo começamos a construir um caminho rumo a sua realização.

Quando decidimos empreender, muitas vezes, não nos damos conta de que é necessário entender de muitas outras coisas além daquilo que é nossa atividade-fim. Para quem não sabe, atividade-fim é a atividade que identifica a área de uma empresa. Ou seja, o objetivo para o qual a empresa foi criada.

Então, junto com a alegria da realização de um sonho vêm a gestão do próprio negócio, os impostos, a contabilidade, o controle de estoque, ataques da concorrência, e as vendas, a busca por clientes. Isso assusta e muitas mulheres empreendedoras perdem o otimismo inicial.

Por esse motivo, quem almeja o sucesso deve estar preparada para enfrentar os desafios e realizar a gestão do próprio negócio. O conhecimento é a ferramenta mais importante para dar um passo adiante no seu negócio e ocupar um lugar relevante em seu mercado de atuação.

“Quando valorizamos o aprendizado tornamos o conhecimento uma prática, um valor e a atitude empreendedora é um valor em todos os sentidos.”

 

Portanto empreendedora, para fazer a gestão do seu negócio e garantir o crescimento, deve dar atenção especial a alguns fatores primordialmente:

  1. Concentre-se no cliente. Preocupe-se em entregar aquilo que ele procura.
  2. Cuide das finanças. A saúde do seu negócio está diretamente ligado ao controle financeiro.
  3. Cerque-se de bons parceiros. Seja colaboradores, sócios ou fornecedores, o importante é estarem alinhados os propósitos.
  4. Saiba a sua posição. Muitas mulheres empreendedoras começam fazendo de tudo um pouco, mas conforme o crescimento do seu negócio, têm dificuldade de acompanhar seu desenvolvimento e querem cair na armadilha de fazer tudo. Aprenda a delegar. Nunca esqueça que quem faz tudo, nada faz.

 

Desejo Sucesso!


 Marta Sarmento

Consultora em Gestão de Pessoas e Consultora em Desenvolvimento de Negócios.

Facebook.com/SarmentoMarta